A l t o    M a c a é

Entrada  / Saída

Entrada em uma ponte. Para chegar lá, entrar em uma estrada de terra, em um curva bem acentuada na estrada 142, aproximadamente 8 km após de Lumiar em direção de Muri (GPS: S22 21.081 W42 24.127) e segui-la sempre mantendo a esquerda nas bifurcações.

Saída na ponte de Santiago ou se tiver a fim de remar mais, no Poço Feio em Lumiar.

Anfahrt

A descida começa com corredeiras rasas, mas....

...o primeiro desafio aparece, quando o rio se afunila dentro de um "mini canyon"....

Extensão

Aprox. 5km

Nível

Baixo / Médio / Elevado

Não tem referencia. Para primeira descida e recomendado com fluxo baixo, quando o caiaque quase raspar no fundo no começo.

Dificuldadeegelinfo

IV dentro das passagens obrigatórias, trechos de remansos, e uma portagem extensa no final.
Com fluxo grande, a dificuldade pode subir pelo menos um grau nas passagens estreitas e obrigatórias. A portagem no final pode ser perigosa ou impossibilitada.
Cuidado, a ultima portagem termina dentro de uma propriedade particular com caseiro bravo (recebeu a gente com revolver) e cachorros. Por isto, este trecho só deveria der feito com guias da região !

Na continuação seguem uns 500 m de corredeiras técnicas, antes de começar a passagem obrigatória...

... se trata de um canyon de 150 m de comprimento e duas corredeiras. A primeira de grau IV- na entrada...

... a segunda de grau III segue logo no final do poço. Daqui até a saída pode se curtir a paisagem....

... mas ainda precisa-se um mínimo de atenção para acertar a linha .

O próximo trecho extenso de água parada é recompensado por uma paisagem linda. Quando ninguém acreditou mais em corredeiras, de repente aparece um horizonte atrás de uma curva a direita. Agora começa a parte de alpinismo...

Parece que a primeira queda, a Cahoeira Branca,  não e limpa em baixo - o que significa portagem na margem direita. Roberto esta explorando a segunda queda.....

....  mas o resultado é o mesmo: Portagem :-(    A segunda queda e portado na margem esquerda. Cuidado, precisa-se atravessar o canal perto da segunda queda. No final, quem quiser,...

...  pode dar um pulinho da pedra para continuar os próximos metros até a terceira cachoeira,. Esta parece também navegável , mas as pedras em baixo oferecem um grande risco de se machucar....

No "Poço Quadrado" tem um possibilidade de sair em uma trilha na margem direita. Quem quiser andar mais no rio,  pode continuar mais uns 50 m de corredeiras técnicas depois, a água puxa rápido na boca do ultimo abismo, na Cachoeira, das Andorinhas.  A portagem na margem direta, é íngreme,  e muito cuidado quando passar por uma cerca... O caseiro desta propriedade não permite a passagem das pessoas - esta armado e tem cachorros grandes...

... que me deixa pensar, se a descida pela cachoeira não será a opção mais segura para a próxima descida :-).