M a c a é   -  E n c o n t r o - S t a. L u z i a

Entrada  / Saída

Entrada no poço do encontro do Rio Macaé com o Rio Bonito. Para chagar lá, é só seguir as trilhas no trevo do Encontro (GPS: S22 23.12.53 W42 18.33.49, elevação 572m).

Saída na Ponte Sta Luzia (GPS: S22 23.22.12 W42 17.17.30, elevação 493m).

Anfahrt

Após de uma chuva de verão, o rio enche rapidamente e pode tornar corredeiras legais em um violento nível VII !

Extensão

2,8 km, desnível médio 28,2 o/oo

Nível

Baixo / Médio / Elevado

Não tem referência.
Melhor se informar na Pousada do Encontro dos Rios. Aqui também pode-se agenciar guias ou alugar equipamentos.
Nas fotos abaixo, o fluxo e médio-alto.

Dificuldadeegelinfo

III  (IV-, IV+, VI)

A primeira corredeira Classe IV- do encontro. Quem é firme no kayak, pode surfar a onda acima e abaixo dela....

A linha ideal é na esquerda. Com fluxos altos, pode acontecer, que o rio "escolhe para vc " uma linha a direita ou no meio, que assusta, mas termina diretamente em um remanso.

Apos da queda pode descansar no remanso a direita, ou continuar direto na linha do meio ...

até o segundo escorrega, o Buraco

Depois do encontro, o rio continua com corredeiras interessantes: O Quebra Pé,  com linha melhor a esquerda.
A próxima,
o Tobogan, forma um canal com uma curva a direita, com refluxo bastante forte no final.  A melhor entrada nesta  corredeira é no meio-direita, e depois mantendo a linha a direita....

... até o refluxo final (Classe III+). Na  esquerda, este refluxo pode tornar-se uma máquina de lavar.
Depois de aprox. 700 metros de corredeiras leves o rio faz uma curva a esquerda. 100 m depois, aparece o próximo desafio...

Para explorar esta corredeira é melhor parar bem antes na margem esquerda. A entrada e complicada, e depois a corredeira leva diretamente em uma seqüência com perigo de enganchar no final. Montar um resgate é difícil...

Em nossa descida, só o Bruno se arriscou...

A alternativa é de portar na margem esquerda até o ultimo remanso antes de uma queda de aprox. 1,5 m. Com fluxos  baixos, a portagem também pode ser feita na margem direita.
A uns 80 m depois desta corredeira tem uma Classe VI. Avançar nela com muito cuidado na margem direita para fazer a portagem. Apesar de ter uma linha que parece fácil, em baixo da queda tem muitas fendas grandes, que não são visíveis com fluxo normal !

Depois da portagem o rio se acalma nos próximos 450 m e permite de curtir a paisagem maravilhosa de mata atlântica e montanhas. Mas não fique sonhando demais, pois o próximo trecho esportivo, com corredeiras técnicas, começa logo.  Um monte de pedras parece represar o rio, mas tem uma linha a direita. Quem é firme no kayak e quer mais emoção, pode explorar um linha na esquerda que chega ser um Classe V.
Depois o rio abre e os seguintes 850 m ficam mais fácil...

... e vários lugares oferecem possibilidades para brincar e surfar....
Quando o desnível e as pedras começam aumentar de novo,  precisa-se prestar mais atenção....

... o final desta corredeira termina em um refluxo forte que atravessa quase todo o rio. No centro tem uma língua, que passa bem.

Paddlers & Fotos: Bruno, Pedro, Gerhard, Deni, TT, Andreas   Descrição: Bruno, Andreas