M a c a é   -  S t a L u z i a - C a s c a t a

Entrada  / Saída

Entrada na ponte Sta Lucia (GPS: S22 23.12.53 W42 18.33.49, elevação 493m).

Saída na ponte em Cascata (GPS: S22 22.01.63 W42 15.27.50, elevação 368m).

Anfahrt

A primeira corredeira logo apos da entrada. Quem não se sente confortável aqui, deveria aproveitar a ultima possibilidade de abandoar a descida...

Extensão

4,9 km, desnível médio 25,5 o/oo

Nível

Baixo / Médio / Elevado

Régua na Canoar (indicativo, régua mudou recentemente)
50 cm / 60 cm / 70 cm

Dificuldadeegelinfo

IV+ (X, X,V,VI)
A descrição esta baseada em um fluxo baixo. Com fluxos médios/altos, a dificuldade ira provavelmente aumentar um grau.
Este trecho tem portagems complicadas e passagens obrigatórios. Na maioria deles é difícil de montar um resgate. A descida só é recomendado em condições climáticas estáveis. A primeira descida só deveria ser feita com fluxo baixo, com bastante reservas de tempo (min. 6 horas). O rio é afastado da estrada e abandonar a descida é muito complicado.

Os primeiros 1.000 m Apos da corredeira da ponte, o trecho começa fácil, ate uma curva a esquerda. O rio começa afunilar e o desnível aumenta e segue um seqüência de 80 m de corredeiras, até  uma curva acentuada a direita...

... é recomendável de parar para analisar a linha da próxima corredeira, que termina em um funil a esquerda ...

... que precisa um "boof" exato, para não imbicar.  Logo apos desta corredeira precisa-se sair na margem direita para fazer a portagem da próxima cachoeira. Com um resgate, a primeira queda pode ser arriscada, mas não pode errar, a segunda  queda termina em um poço fechado com uma saída meio sinistra...

Logo, 250 m  apos desta cachoeira, tem mais uma portagem. O rio desaparece em um "labirinto de pedras", o "Liquidificador", cheio de sumidouros. Aproximar-se com muito cuidado na margem esquerda do rio...

A portagem de uns 160m por baixo das pedras da uma noção do tamanho e perigo destes sumidouros...

Uns 100 m  apos da entrada, pare de novo na margem direita, para analisara os próximos 50 m da corredeira seguinte. É muito trabalhoso por que  precisa-se atravessar parte do rio ate chegar nas pedronas no meio rio, para ver a queda final da corredeira, o "Learn to fly".

Tem uma linha bem definida na esquerda do rio, que termina em uma queda de quase 3 metros...

... prepara-se para um mergulho nesta queda !
Depois de 300 m o desnível começa aumentar de novo. A entrada na próximo corredeira e melhor na esquerda, mas após de 50 m deve-se parar na margem direita para analisar a continuação da corredeira que se torna em um  Classe V. A portagem na margem direita é possível mas difícil.

Logo após do poço desta corredeira vem a próxima corredeira, o "Pedrão", que pode ser  portado na margem direita (VI!). A entrada no final do canal não é fácil, e no poço abaixo precisa-se parar de novo para estudar a saida...

... no meio do rio tem uma pedra grande. O fluxo principal do rio passa dentro de um canal estreito na esquerda da pedra, com um queda de um metro no inicio do canal. A direita da pedra tem uma "Chicken Line". Na continuação, as corredeiras ficam um pouco mais fáceis, até o rio afunila de novo  depois de uns 400 m ...

... o desnível aumenta, e com uma curva acentuada a direita começam mais umas corredeiras técnicas com a melhor linha sempre no meio com o fluxo principal.
Nos restantes 1.700 m da descida até a ponte em Cascata o rio perde a força, porém algumas corredeiras ainda requerem atenção.