M a c a é   -  C a s c a t a

Entrada  / Saída

Subindo o rio, aprox. 800 m antes da entrada da Cascata, da para ver a "cachoeira da fumaça". Aqui tem um estacionamento e um caminho que leva ao rio. (GPS: S22 22.01.63 W42 15.27.50, elevação 349m)

Saída na ponte do Portal de Sana (GPS S22 22.17.88 W42 12.20.59, elevação 187m).

Anfahrt

Ação de resgate em uma das corredeiras chaves - este trecho sempre precisa ser enfrentado com respeito...

Extensão

8,7 km, desnível médio 19 o/oo

Nível

Baixo / Médio / Elevado

Régua na Canoar (indicativo, régua mudou recentemente)
50 cm / 65 cm / 80 cm

Dificuldadeegelinfo

IV  (IV!, VI!)
Esta parte tem muitas corredeiras técnicas. A estrada acompanha o rio mas em muitos trechos o acesso é muito difícil. A portagem das corredeiras mais fortes é complicado e demorado. Com nível alto, a dificuldade sobe no mínimo um grau.

Logo depois da entrada, a diversão já começa. A linha da primeira corredeira de 100 m de extensão esta...

....no meio, até a ultima queda de forma de um meio "S". Pedro se  entusiasmando...
Depois de uns 350 m de corredeiras mas leves, vem o próximo desafio: A melhor linha é sempre na esquerda até no final dos 200 m de corrediera...

...   onde o fluxo principal leva até um escorrega no meio do rio.

Continua com 2,3 km de corredeiras mais leves com linhas claras, que sempre podem ser vistas por dentro do barco. Cuidado, uns 100 m depois de uma curvo com um muro de arrimo a direita, o desnível aumenta e se vê uma pedrona no meio do rio. Aproximar-se com cuidado na margem esquerda. Com fluxo médio e alto...

...tem um pequeno canal na esquerda para contornar a queda principal com refluxo forte que puxa por baixo de uma parede (IV!). Em seguida o caminho parece fechado com pedras grandes. Em caso de duvida explora a próxima corredeira bem técnica. A uns 70 m depois, na corredeira seguinte,...

... o rio desce em um lingua a esquerda. Entre no meio e tente acertar o remanso a direita para evitar a ultima queda no meio, aonde a corredeira principal te leva à um buraco...

Daqui o rio passa por um pequeno cânion, com mais uma queda logo depois da ponte. Com nível alto o refluxo pode se tornar forte, sem saída.  Em seguida o rio abre e segue mais uma corredeira de 60 m de comprimento...

...que termina em um poço grande. Cuidado, a corredeira no final do poço leva diretamente na próxima seqüência de quedas. Para, e sobe na pedra grande a direita, para visualizar o lugar. A portagem desta seqüência é muito difícil !

A linha da primeira queda e na extremo direita, passando bem do lado da pedra grande, para não ser jogado na queda do meio. Com fluxo baixo da para passar por lá, mas com fluxo médio e alto é bom evitar...
Logo após desta queda precisa-se atravessar para a esquerda e continuar no fluxo principal na mesma margem, que termina em um poço entre pedrões. A saída esta em um pequeno canal à direita.

Depois de uns 800 m de água quase parada, as corredeiras começam agitar-se de novo. O rio faz uma curva acentuada a direita. Logo a frente se vê uma parede que faz o curso do rio virar a 90 graus. Antes desta parede tem um degrau de uns 1,5 m e o rio continua em um canal agitados de aprox. 50 m. Na queda se recomenda um boof exato, para não embicar nas pedras em baixo....

No final do canal só restam 30 m de águas mais calmas para acertar o primeiro remanso a esquerda, para fazer a portagen. Cuidado, não pode ter erro nesta passagem....

.... o fluxo principal leva diretamente em uma corredeira complicada com uma cachoeira perigosa no final (VI !)
Entre no rio de novo em um poço elevado atrás da cachoeira. A saída e uma fenda estreita com uma queda de quase 2 m até o rio. Em seguida o rio passa por mais uma corredeira. A linha é na lingua na direita do rio...

....que passa primeiro por um refluxo e depois joga vc  no meio aonde espera uma pedra submersa. No poço abaixo da para descansar e se precisar recolher os nadadores e seus  materiais.
Mas o descanso não demora... apos 100 m o desnível aumenta de novo. A entrada na seguinte corredeira, o "S", é no meio esquerda, logo segue o fluxo principal terminando em um refluxo lateral....

O rio continua mas leve mais ainda sempre agitado. Apos de uns 400 m se vê de novo um desnível na frente, que atravessa todo o rio. A melhor linha na "Correderia da Mão"e à esquerda da pedrona, descendo uma queda de uns 2 m de altura. E recomendável analisar esta queda antes, e montar um resgate...

Seguem de novo uns 400 m de corredeiras mais leves antes começar as duas corredeiras mais tecnicas e perigosas do percurso:
Depois uma curva a esquerda, o rio começa a afunilar, e termina a uns60 m em uma passagem com alto risco de enganchar. Pare na margem direita  para analisar esta corredeira e montar um resgate (por causa da vegetação não e fácil - ver primeira foto).

A segunda corredeira começa logo depois. Uma eventual portagen na margem esquerda e complicado por causa do mato. A primeira parte da sequencia oferece uma linha a direita e na esquerda. Na segunda parte precisa-se entrar diretamente a esquerda atras da grande pedra na esquerda ...

... e seguir a linha da margem esquerda ate a queda final de quase 2 m de altura. A linha do meio e direita deve ser evitado, pelo perigo de enganchar nas fendas ou nas pedras em baixo da queda. O acesso da margem para um resgate e quase impossível !!!

Quem passou bem até aqui pode relaxar. Nos últimos 2 km há mais algumas corredeiras divertidas mas predomina água quase parado até a ponte do Portal de Sana.

Paddlers & Fotos: Pedro, Roberto, Johannes, Rudi, Andreas   Descrição: Bruno, Andreas